segunda-feira, 22 de abril de 2013

Macacos mascarados como garçons













Restaurante japonês emprega macacos mascarados como garçons


Você está querendo abrir um restaurante e não pode se dar ao luxo de contratar garçons? Bem, você poderia aceitar a sugestão de um restaurante japonês que contratou macacos para o trabalho. E, na tentativa de fazê-los parecer mais humanos, os macacos usam máscaras em seus rostos. Não que eles realmente estejam querendo enganar ninguém.

O restaurante em questão é o Kayabuki, na parte Miyukihoncho de Utsunomiya, ao norte de Tóquio. O lugar é uma casa bem tradicional, o que torna a escolha da equipe ainda mais estranha - um casal de macacos chamados Yat-chan e Fuku-chan trabalham como garçons ou garçonetes (não temos certeza).

Yat-chan, de 16 anos, é o mais velho dos dois, mas eles se movem rapidamente entre as mesas quando levam os pedidos dos clientes. Fuku-chan dá aos comensais uma toalha quente e ajuda a limpar as mãos antes que peçam suas bebidas, como é o costume no Japão. Acredite ou não, a dupla está realmente certificada por autoridades locais para trabalhar no restaurante.

Um cliente, Takayoshi Soeno disse: "Os macacos são realmente melhores do que alguns garçons humanos".

Yat-chan e Fuku-chan eram os animais de estimação da casa do proprietário, Kaoru Otsuka. Mas o mais velho começou a imitá-lo nos trabalhos do restaurante e, quando ele percebeu, eles estavam realmente trabalhando no restaurante.

"Yat-chan aprendeu apenas observando-me a trabalhar no restaurante", disse ele. "Tudo começou quando um dia eu dei-lhe uma toalha quente por curiosidade e ele levou a toalha para o cliente". Alguns clientes até mesmo acham que os macaquinhos são como crianças, ou até melhores.

Shiochi Yano, 62 anos, um cliente regular do Kayabuki, disse: "Na verdade, eles são melhores. Meu filho não me escuta, mas Yat-chan sim". Os clientes também dizem que Yat-chan é capaz de compreender as ordens exatas e recordá-las.

"Nós pedimos mais cerveja", disse um cliente, "e ele já nos trouxe a cerveja. É incrível como ele parece entender as palavras humanas".


As leis japonesas que protegem os animais só permitem aos macacos, trabalhar no restaurante por duas horas por dia. Mas Otsuka planeja trazer outra geração de macacos para o trabalho, e já tem três filhotes de macacos que serão ensinados para realizar o trabalho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário