terça-feira, 9 de abril de 2013

Garçom chapeiro - casse-croûter




Atualmente, o ser humano tem passado por mudanças em todas as esferas. O comportamento não é o mesmo, o ritmo de vida familiar, estudantil e profissional é diferente e, como consequência, a alimentação também mudou. Isso acontece porque, em grande parte dos casos, o atual estilo de vida é tão corrido, que todos buscam a otimização do tempo. Uma das alternativas é a refeição fora de casa, em restaurantes, lanchonetes ou cantinas.
É muito importante ressaltar que ofornecimento de alimentos é um tipo de prestação de serviço em que os consumidores são bastante exigentes quanto à qualidade e às regras de higiene adotadas na elaboração dos produtos. Esse fato reforça uma constatação de que o setor da gastronomia precisa cada vez mais de profissionais especializados nas preparações de refeições rápidas.
A princípio, a preparação de refeições rápidas, como sanduíches, sucos e acompanhamentos, parece ser uma atividade simples que pode ser realizada por uma pessoa sem muitos conhecimentos. Mas, pelo contrário, trata-se de uma atividade que requer conceitos teóricos e práticos, pois quando reunidos, serão um diferencial para vencer a concorrência.
O curso “Treinamento de Chapeiro e Lancheiro”, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, contém informações teóricas e práticas que darão condições ao aluno de aprender o que há de mais atual no setor de lanches rápidos. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Ari, formado em gastronomia, especialista em produção de lanches.






Em Ingles + MOTORBOARTER
Frances = casse-croûter







 



O que é ser um lancheiro?

Lancheiro é o profissional da área alimentícia e gastronômica que trabalha com a produção de lanches e sanduíches, quentes ou frios, para o consumo dos clientes. O lancheiro deve atuar sempre com alimentos de qualidade e com materiais higienizados, e é responsável por preparar os lanches de acordo com o pedido dos clientes.

Quais as características desejáveis para ser um lancheiro?

Para ser um lancheiro é necessário, antes de tudo, higiene pessoal e assepsia total de todos os instrumentos utilizados, além do gosto pela culinária, que se faz imprescindível. Outras características desejáveis são:
  • responsabilidade
  • dinamismo
  • detalhismo
  • capacidade de organização
  • metodologia
  • habilidades culinárias
  • flexibilidade
  • raciocínio rápido
  • capacidade de observação

Qual a formação necessária para ser um lancheiro?

Não existe formação necessária para ser um lancheiro, pois, por se tratar de uma profissão da área gastronômica, só é necessário que o profissional saiba as técnicas de preparo dos alimentos e tenha conhecimentos básicos de culinária. Para obter tais conhecimentos, o profissional pode atuar como aprendiz de algum lancheiro experiente, ou até mesmo fazer algum curso de culinária, workshop, programa de qualificação ou treinamento. Tais especializações, quando não exigidas pelo estabelecimento no qual o lancheiro vai trabalhar, são um diferencial. Muitas vezes, os empregadores exigem ensino fundamental ou médio completo.

Principais atividades

  • deixar os alimentos e a bancada de trabalho preparada
  • atender os clientes e anotar os pedidos (no caso de não existir um atendente ou garçom)
  • preparar os lanches de acordo com os pedidos, trabalhando com agilidade e destreza para conseguir atender todos os clientes
  • servir os lanches (mais uma vez no caso de não existir um atendente ou garçom) 
  • limpar toda a área de trabalho e higienizar os instrumentos utilizados periodicamente, e sempre que julgar necessário

Áreas de atuação e especialidades

O lancheiro trabalha com o sempre preparo de lanches, e pode atuar em todos os tipos de estabelecimentos em que esse tipo de refeição seja servido, como por exemplo, em lanchonetes, restaurantes, padarias, cafeterias, cantinas escolares, bancas de rua, redes de fast food, etc.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional é amplo, pois, atualmente, as pessoas comem muito fora de casa, e com a correria do dia-a-dia agitado das grandes metrópoles, são obrigado a fazer refeições rápidas. Tal fato faz com que esses profissionais sejam cada vez mais exigidos em estabelecimentos que vendem comida. O modelo de atendimento delivery vêm crescendo muito nos últimos anos, devido à sua praticidade, portanto, demandam mais profissionais para atender essa área.

Curiosidades

  • O sanduíche foi inventado em uma vila na Inglaterra, por John Montagu (1718-1792), conde de Sandwich. Viciado em cartas, ele recheava os pães com carne para poder fazer suas refeições durante a partida.
  • O sanduíche mais caro do mundo foi criado por Scott McDonald (nada a ver com a rede de fast food), chef da Selfriges, de Londres. O sanduíche custa US$ 147,00 e e leva carne de gado japonês, foie gras, maionese de trufas negras e queijo brie.
  • O sanduíche mais vendido do mundo é o Big Mc. São vendidos por ano 1,5 bilhão de sanduíches por ano.
  • O maior sanduíche do mundo tem 2,4 tonelada, 5,3 metros de espessura e 3,6 metros de comprimento. Foi produzido pela lanchonete Wild Woody's Chill and Grill, nos EUA.
    Fonte: Revista Super Interessante





motorboater;

Nenhum comentário:

Postar um comentário