Franchising é um sistema de negócios que permitiu diversos empresários desenvolverem, ao longo dos anos, algumas das marcas mais conhecidas do mercado - como McDonald`s, Lacoste, O Boticário, entre muitas outras. Podemos entender então que o franchising é uma forma de replicar o sucesso de um negócio estabelecido e bem-sucedido. Como resultado disso, uma enorme variedade de negócios se beneficia desse sistema nos mais diferentes ramos de atividade.
![](http://www.retaildoc.com/wp-content/upLoads/2011/04/iStock_000000736367XSmall-waiter-laptop.jpg)
Existem diversas maneiras de se definir franchising, porém, no meu entender, é uma estratégia de venda e de distribuição de produtos e serviços, através da qual a empresa franqueadora permite o acesso de franqueados a uma marca, a uma tecnologia operacional e a um modelo de gestão de negócio em troca de pagamentos periódicos e de contribuição eficaz dos franqueados para melhoria contínua do sistema.
![](http://www.hospitalityaudio.com/img/WaiterComputer3a.jpg)
A International Franchise Association (IFA) define franchising como o contínuo relacionamento entre franqueador e franqueado, no qual o universo total de conhecimentos do franqueador (imagem, sucesso, técnicas de produção e marketing) é fornecido ao franqueado.
![](http://www.examiner.com/images/blog/replicate/EXID57264/images/waiter.jpg)
![](http://us.123rf.com/400wm/400/400/auremar/auremar1211/auremar121103027/16472079-waiter-with-computer.jpg)
No sistema de franchising, a relação entre franqueador e franqueado é de extrema interdependência. O franqueador é quem desenvolve e promove constantemente o negócio, transformando o conhecimento gerado pela rede em ações eficazes. Já o franqueado é quem `faz acontecer` o negócio na ponta, dedicando-se a ele e colaborando com o franqueador na busca de diferenciais competitivos.
![](http://asgcomputerconsulting.com/wp-content/themes/asg/images/about_waiter.png)
![](http://us.cdn2.123rf.com/168nwm/scukrov/scukrov0901/scukrov090100058/4144588-waiter-holding-laptop-computer-isolated-on-white-background.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKnE2f1l7Ozj6Qt-rwUiIdJwHiUbnK0Cq10MTJvzTUgI1atzGebZbyqffQo9KwBQDHSPpew1BRk6jA2bpq3S_mKXGSHx1yHo-dxZx7kieFplRpJbpIWQG7rgS121VZmAUnepLgVAYoHTPj/s640/unicefWaiters.jpg)
![](http://www.yanidel.net/wp-content/uploads/2012/08/Paris-waiter.jpg)
Franquias de Produto e Marca de Primeira Geração - franqueador licencia sua marca ao franqueado e distribui seus produtos sem exclusividade, ou seja, os mesmos produtos podem ser encontrados em outros varejistas que não os franqueados.
![](http://www.aspecthotels.com/_asset/774/Stock_-_waiter_with_tray.jpg)
![](http://www.wonw.com/wp-content/uploads/2011/01/text_box.gif)
Franquias de Negócio Formatado de Terceira Geração - além da licença de uso de marca, o franqueador repassa know how operacional a toda a sua rede, prestando serviços de assessoria e acompanhando de perto o dia-a-dia das operações dos franqueados.
![](http://www.querocomer.com.br/upload/tiny/durley.gif)
Esta mudança de postura acontece num momento em que a quantidade e a velocidade de circulação das informações necessitam ser muito maiores, como conseqüência de novas tecnologias trazidas pela Internet e outros meios de comunicação. A disseminação de know-how, foco das redes franqueadoras, pode ser feita de uma forma extremamente barata.
![](http://www.revistaclass.com.br/novosite/wp-content/uploads/2011/08/garcom02.jpg)
Os franqueadores têm agora maneiras mais eficientes de repassar à rede comunicações como atualizações de manuais, treinamentos, avaliações de desempenho, campanhas promocionais, instruções para montagem de lojas, entre outros assuntos. Por parte do franqueado, o mesmo tem acesso a todos os membros da rede, facilitando a mobilização para discussão de assuntos relevantes ao cotidiano das operações. O ditado `manda quem pode, obedece quem tem juízo` já não se aplica ao franchising brasileiro. Estamos numa nova era onde todos os membros da rede participam ativamente da definição dos rumos da empresa franqueadora.
![](http://s2.glbimg.com/6SIcByaY9Y55peSjtCZ315bZHohaB6VviAUDkUIuU1hIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/06/16/interna_1.jpg)
O sistema de franchising hoje, no Brasil e no mundo, tem uma importância significativa na economia, sendo um grande gerador de empregos, além de responsável por uma significativa parte do PIB de um país. Só para ilustrar, o Brasil é o terceiro maior país do mundo em número de unidades franqueadas, o qual dissemina conhecimento de como se fazer franchising para o resto do mundo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKw_pxek3Rkh8-VofeG-rzsm8EbcRAW6xGW0fu5VHAlqs0w5yDetGpyFMrjMrdJZGTcNNfwd6AHnppYwf-5tSHTtvDBenpQaMqmT_A8VbGljRhLZtMaaZe_qnG7QRRhlUVbWTm056lWLu1/s640/1+gar%25C3%25A7on.jpg)
"Matéria citada por Andre Friedheim, Sócio-diretor da FRANCAP, atua há mais de 15 anos em projetos nas áreas de franchising, varejo e canais de distribuição. Participou na conceituação, formatação, implantação e gestão de mais de 200 projetos no Brasil e no exterior."
Nenhum comentário:
Postar um comentário