terça-feira, 23 de abril de 2013

Garçom de cruzeiro






Saiba tudo sobre um Cruzeiro Marítimo na prática!

Conheça cada setor, saiba como agir, desfrute de todos os serviços e refeições.


Gorjetas
Pode até parecer que não, mas esse é um ponto extremamente importante em um Cruzeiro.
Todo o pessoal dos Bares, Restaurantes a bordo & Camareiros, normalmente recebem um salário básico (por volta de US$ 50.00 por mês) e retiram o seu salário das gorjetas.
Normalmente são os dois melhores departamentos dentro de um navio e estas serão as pessoas que mais farão parte do seu dia a dia durante o seu Cruzeiro.
Todos os outros tripulantes a bordo recebem salário.
"O meu Camareiro era tão bom que toda vez que eu me levantava de madruga para ir ao banheiro, quando voltava, encontrava minha cabine arrumada". (Comentário carinhoso de um passageiro em um Cartão de Comentários.)


Gorjetas pré-pagas
Algumas operadoras de turismo já incluem as gorjetas no valor do seu cruzeiro.
Verifique junto a sua Agência de Viagens se as gorjetas estão incluídas.



Se este for o caso, então você não terá com o que se preocupar, pois os navios recebem uma lista dos passageiros com gorjetas pré-pagas antes do cruzeiro. 







Claro que você também terá a liberdade de dar uma gorjeta a algum tripulante específico: Neste caso, entregue pessoalmente.


Dica
A melhor gorjeta que um funcionário de navio pode receber é ter o seu nome destacado em um cartão de comentário de passageiros. Se você gostou de um determinado tripulante pelo seu professionalismo, então escreva no Cartão de Comentários.



Muitas promoções saem devido ao Cartão de Comentários.


Gorjetas pagas a bordo
A Indústria de Cruzeiro mantem uma lista padrão de gorjetas a ser pagas a bordo de um navio para ser usada como "indicativo".




Gerente do Restaurante - US$ 5.00 por pessoa (pelo Cruzeiro)
Maitre'd - US$ 3.50 por pessoa (pelo Cruzeiro)
Garçom - US$ 3.50 por pessoa (por dia)
Ajudante do Garçom - US$ 1.75 por pessoa (por dia)
Camareiro - US$ 3.50 por pessoa (por dia)
No final do seu Cruzeiro você irá receber envelopes para as gorjetas com o nome de cada pessoa (ou função) que lhe serviu ou atendeu durante o Cruzeiro.



Serviços a Bordo

Cassino
Os cassinos a bordo normalmente estarão fechados durante a permanência em um porto, abrindo meia hora depois de zarpar. Os funcionários dos Cassinos a bordo de navios são extremamente educados e atenciosos. Nos cassinos não se aceita cobrança no cartão do navio. Jogos somente a dinheiro.

"Dica"
1. Em dia de alto-mar normalmente se oferecem aulas no cassino "Black-Jack ou 21", Pocker e Roleta. Se você não sabe jogar, não perca essa oportunidade. O Cassino não é permitido para menores de 18 anos.
2. Aguns navios também oferecem aulas dos jogos no cassino através da televisão de sua cabine, vale a pena assistir pois assim você perde aquele medo de não jogar porque não entende os jogos.
Beauty Sallon - Salao de Beleza & SPA
Uma grande Companhia Britânica fornece o serviço de Salão de Beleza para quase todas as Companhias de Cruzeiro do mundo. O atendimento é de altíssimo nível e os profissionais os melhores. Os funcionários do Salão de Beleza normalmente tem um salário básico (pequeno) e vivem quase que exclusivamente das comissões e das gorjetas. Os preços quase que padrão a bordo de qualquer navio no mundo é um pouco alto se comparado com o mesmo serviço em terra (os preços cobrados nos salões de beleza em navios são comparados aos melhores salões em terra) O ponto alto dos salões são as massagens, limpeza e tratamento de pele, tratamento anti-celulite e rejuvenescimento.




Gift Shop - Lojas do navio
Nos navios maiores você encontrara mais de uma loja: Roupas e Acessórios, Tabacaria & Bebidas e Joalheria & Perfumes. Os artigos normalmente são os mesmos de um free-shop (na realidade as lojas de navios são free-shops) menos no Brasil onde o Governo taxa os produtos dos navios de Cruzeiro que ficam nos portos Brasileiros por mais de 2 meses. Vale a pena comprar bebidas, cigarros e perfumes. As lojas normalmente abrem meia hora depois que se zarpa de um porto devido ao sistema Free-shop.



"Serviço de Tender"
Caso seu navio vá a a alguma cidade ou ilha que não disponha de porto, você será transportado a terra através das lanchas do navio ou lanchas terceirizadas (em Porto Seguro são escunas que prestam o serviço de tender). Totalmente seguro e extremamente excitante desembarcar através de lancha. Este serviço é gratuito.




"Dica"
Lembre-se de voltar para o navio uma hora antes da partida para estar a bordo 30 minutos antes.


Telefone & Fax
De qualquer navio você poderá ligar para seus familiares ou amigos da comodidade de sua cabine, porém lembre-se que este serviço é via satélite, portanto a cobrança começa imediatamente após a conexão com o satélite. Você irá pagar pelo tempo que o telefone tocar, mesmo que a pessoa não atenda ou que o telefone esteja ocupado. Normalmente a cobrança começa após 8 segundas que a conexão foi efetuada com o satélite. Preço: por volta de USS$9.00 o minuto.





"Dica"
Pergunte ao Departamento de Excursões de onde que se liga mais fácil e mais barato nos portos.


Galeria de Fotos
Todo navio terá fotógrafos a bordo que irão tirar a sua foto durante o Cruzeiro. Não se é obrigatória a compra das fotos, portanto sorria e deixe que eles tirem a sua foto. 




Na hora que você desembarcar em um porto, na festa do Capitão, durante as fotos, no restaurante e em quase todas as atividades eles estarão tirando fotos que serão depois colocadas em display no Salão Fotográfico para que você possa escolher e comprar a foto que quiser. Na noite formal também se tira a foto Formal, onde você e seu acompanhante poderão ter uma linda recordação de gala da sua viagem. Lembre-se: os fotógrafos também não tem salário, vivem única e exclusivamente da comissão sobre as fotos vendidas. Uma foto normal sai por volta de US$6.00 e uma foto formal "grande" por volta de US$ 12.00. Lembre-se: você não estará pagando pela foto, mas sim pelo serviço do fotógrafo.


"Dica"
Não adianta barganhar preço ao final do Cruzeiro porque os fotógrafos não abaixam o preço. Você pode até falar que a sua foto não irá valer nada para ninguém e eles irão escutar, de qualquer forma, se você não comprar ela irá no final do cruzeiro para uma pilha de fotos não vendidas e lá ficará. Em todos os cruzeiros se vende normalmente 50% das fotos tiradas e isto também já está calculado no preço.


Ships Infirmary - Hospital
Todo navio dispõe de uma enfermaria/hospital com um médico e uma enfermeira. As consultas sao geralmente pagas e variam entre US$50.00 e US$80.00. O atendimento é 24 horas por dia. Em casos de emergência ligue para a recepção que funciona 24 horas.
Academia - Sauna
Verifique no seu programa diário os horários de abertura do Ginásio (normalmente aberto das 7 da manhã as 10 da noite). Esses horários podem variar de navio para navio.



ExcursõesFazer um Jeep Safari em Barbados, andar de Camelo na Ilha de Lanzarote, visitar a maior mesquita do mundo em Casablanca, passear de Catamaram pelo tranquilo mar azul do Caribe ou mesmo fazer um sightseeing em Roma. Serão oportunidades únicas que você terá quando estiver fazendo o seu cruzeiro. Em todos os navios você terá excursões nos portos organizadas pelo Departamento de Excursões. A grande vantagem de se comprar excursões a bordo será a facilidade e conveniência de faze-lo dentro do navio, sem a necessidade de sair perdido em um porto. As excursões saem assim que o navio chega em um porto e após a liberação pelas autoridades locais, em seguida os passageiros que não estão em excursão. Quando você chegar na sua cabine você encontrará o formulário das excursões com os descriptivos dos passeios em cada porto, esse formulário chama-se "Booking Form". Quando fizer a sua reserva para uma excursão informe que a sua língua é o Português.
Normalmente os navios que operam passageiros que falam Português oferecem as excursões em Português ou Espanhol.
Em todos os navios você terá também palestras sobre os portos a serem visitados, assim como sobre as excursões Certifique-se se haverá uma palestra em Português ou em Espanhol.
Dica 1
Faça as suas reservas assim que chegar ao navio, pois algumas excursões esgotam rapidamente e vários navios tem data/hora limite para garantizar a sua reserva (existem casos que mesmo antes de você embarcar uma ou outra excursão já esteja lotada devido aos passageiros com excursões pré-pagas).
Solicite ao seu agente de viagem a lista das excursões antes de embarcar.
Dica 2
Um navio somente atrasa a partida caso uma das excursões esteja atrasada. A maioria dos portos em todo o mundo são áreas industriais, sem a facilidade de se sair andando. Certifique-se e compre a excursão a bordo pois você terá a comodidade do serviço do navio a sua disposição também durante a excursão. Lembre-se "Um navio somente atrasa a partida caso uma excursão esteja atrasada".

Entretenimento
A bordo do navio você vai encontrar o "Departamento de Entretenimento", responsável pelas atividades, shows, brincadeiras e festas a bordo. Esse Departamento é comandado pelo(a) diretor(a) de cruzeiro.
Essa pessoa, extremamente simpática, será seu anfitrião número 1 a bordo. Estará presente todas as noites abrindo e fechando os shows, comandandando as principais festas, bingos e atividades.
Normalmente pessoas jovens, animadas e cheias de vida que estarâo sempre alegres, receptivas e comunicativas fazendo a integração dos passageiros entre eles e os tripulantes.
Cada noite a bordo de um navio é especial, cada show preparado com carinho e amor pela equipe de entretenimento para que você tenha uma noite memorável. Os Shows acontecem também em dois turnos e após os shows começa a festa do tema da noite: noite tropical com festa na piscina, anos 50 & 60 com festa em um dos salões, Formal com baile no salão principal, etc. Em seguida, é claro, a Ceia da Meia Noite e depois a Discoteca.
Principalmente durante os dias de alto-mar as atividades não param:
Aula de dança - Aeróbica - Ginástica- Relaxamento - Culinária - Golf - Demonstração de dobra de guardanapos - Jogos de salão - Jogos na Piscina - Ping-pong - Demonstração de Cocktais & esculturas em vegetais- Lições no Cassino - Visita a Ponte de Comando - Demonstração de Massagem & Maquiagem - Leilão de quadros - Degustação de vinhos - Bingo - Gincanas. Participe das atividades e divirta-se!

Segurança a Bordo

Os navios hoje seguem leis internacionais sobre segurança a bordo, com normas e leis rígidas, tornando os cruzeiros extremamente seguros e prazeiros, sem aquelas preocupações estilo "Titanic".
Segurança em alto-mar é responsabilidade tanto da tripulação quanto dos passageiros, portanto é aconselhável a sua familiarização com as normas de segurança e procedimentos em caso de emergência.
No seu primeiro ou segundo dia de Cruzeiro, você terá um exercício de emergência obrigatório para todos os passageiros, assim como durante o seu cruzeiro você irá ver um exercício obrigatório somente para tripulantes que ê realizado uma vez por semana (os tripulantes tambêm praticam exercícios de emergência individuais durante todo o tempo).
Normas adicionais podem variar de Companhia para Companhia, mais todas seguem um regulamento padrão, ditado pela:
SOLAS - Safety of life at Sea "Salvaguarda da vida humana sobre o mar"
Procedimento Padrão "Internacional SOLAS"
Sinal de emergência: sete apitos curtos e um longo
. . . . . . . _____
Sinal de Abondono do navio: um apito longo
_______
Tocado tanto no apito do navio quanto no sistema de alto-falantes,seguido de anúncios no sistema interno de alto-falantes.
Após o sinal de emergência você devera proceder a sua cabine, pegar medicamentos "caso esteja usando algum", vestir roupas quentes, sapatos (lembre-se que um navio é de aço e concreto, no caso de incêndio você não conseguira caminhar) colocar o seu colete salva vidas e se dirigir a sua Muster Station "Estação de Emergência".
"O número da sua estação de emergência estará atras da porta da sua cabine juntamente com um mapa de acesso e também estará na parte dianteira do seu colete salva-vidas. Caso você não possa chegar a sua cabine, dirija-se imediatamente a sua estação de emergência e lá um colete irá lhe ser entregue por um dos tripulantes.
No caso de uma emergência, a parte mais difícil é manter a calma, porem, se você conseguir chegar na sua estação de emergência a salvo, a tripulação ira tomar conta de você. Eles são treinados para isso e la estarão esperando por você.
Na sua estação de emergência você terá todas as informações necessárias.
Os navios hoje dispõe de barcos salva-vidas e balsas suficientes para todos os passageiros e tripulantes, assim como um número muito superior de coletes salva-vidas que seriam necessários.
"Dica 1"
A descrição acima será exatamente o que você ira fazer durante o seu treinamento de emergência.
"Dica 2"
Confie na Tripulação.
O melhor barco salva-vidas é o próprio navio e somente o Capitão tem autorização para dar a ordem de abondono.
"Dica 3"
Lembre-se que o navio estará em movimento (por maior que seja), portanto segure nos corrimões sempre que subir e descer escadas, principalmente nos decks do lado de fora. Escada de navio se desce um pouco de lado para se manter o equilíbrio. Cuidado com portas de banheiro pois elas se fecham sozinhas dependendo do movimento do navio.
Nunca, jamais, jogue um cigarro aceso para fora do navio, ele pode voltar com o vento, atingir um deck inferior e começar um incêndio.


Os navios saem no horário estabelecido. O horário de saída sempre estará no seu Programa Diário, no quadro na Gangway "saída do navio" e será sempre avisado na noite anterior antes dos Shows. Um navio não espera nem passageiros e nem tripulantes.



Horários
Esteja sempre a bordo 30 minutos antes do navio zarpar. Caso você não o faça, você terá uma linda foto do navio saindo do porto...
Entre em contanto com o agente portuário do navio, ele ira avisar o navio e o colocara em um avião para o próximo porto de destino caso não haja tempo de contratar uma lancha. Lembre-se que os custos serão todos seus.
Um navio somente atrasa a partida caso uma de suas excursões esteja atrasada. Vale a pena fazer as excursões dos navios.
Você encontrará o nome e número do telefone do agente portuário no seu Programa Diário de Cabine. Tenha sempre o seu Programa Diário com você.

Termos usados em navios



Gangway - Porta de Entrada / Rampa de Acesso ao navio
Pursers Office - Recepção, escritório da parte de hotelaria e documentação do navio
Purser's Square - Praça onde se localiza a recepção
Bridge - Ponte de Comando
Shore Excursion Office - Escritório do Departamento de Excursões em terra
Gift Shop - Loja do Navio
Dinning Room - Restaurante
Cabin Steward - Camareiro
Cashless System - Sistema de crédito a bordo
Final Statment / Invoice - Fatura final dos seus gastos a bordo
Deck - Andares
Aft - Parte de trás do navio
Midship - Parte do meio do navio
Forward - Parte dianteira do navio
Muster Station - Estação de Emergência
Embarkation Station - Estação de embarque "Abondono do navio"
Life Jacket - Colete Salva-vida
Life Boat - Bote Salva-Vida
Portside - O seu lado esquerdo, olhando para a frente do navio
Starboardside - O seu lado direito, olhando para a frente do navio
Tender - Serviço de transporte até a terra através de lanchas do navio ou terceirizadas
Lounge - Salas, Salões


Purser's Office - Recepção
Responsável por toda a parte de hotelaria e documentação do navio, tripulantes e passageiros junto as Autoridades Portuárias.
Funciona como a recepção de um Hotel.
No purser's você podera trocar dinheiro, guardar valores em cofre, solicitar serviço de despertador, abrir e fechar a sua conta, solicitar informações, informar qualquer problema em sua cabine, etc.
A moeda corrente em quase todos os navios em qualquer parte do mundo será o dólar americano, mesmo nos navios que operam temporadas no Brasil. Alguns navios na europa fazem o câmbio de dinheiro a bordo, porêm para moedas limitadas e em horários previamente anunciados (isso pode variar de navio para navio).
Dica: Alguns dos navios que operam a costa Brasileira durante a temporada aceitam reais para pagamento da sua conta ao final do cruzeiro (consulte o seu agente de viagens), de qualquer forma nenhum navio aceita cheques e todos os navios aceitam cartão de crédito internacional.
É normal os funcionários do purser's office falarem mais de 2 ou 3 idiomas em qualquer navio.

Restaurantes
"Subimos a bordo deste navio como passageiros e desembarcamos como Cargas."
(comentário verídico de um passageiro)
Essa é a mais pura verdade, são cinco e até seis refeições diárias dependendo do navio.
Café da Manhã - Almoço - Lanche da Tarde - Jantar - Ceia da Meia-noite
"Alguns navios ainda fazem churrasco durante os dias em alto mar ao lado da piscina"
Restaurante Principal (Dinning Room)
No restaurarante principal é servido o café da manhã, almoço e jantar, sempre a La Carte.
O Jantar sempre servido em dois turnos.
Somente um turno caso o navio esteja vazio.

 Primeiro Turno de Jantar
normalmente começa às 18h30
Segunda Turno de Jantar
normalmente começa às 20h45
 
Durante o seu check-in você irá tambêm reservar a sua mesa. Essa será sua mesa para todo o cruzeiro assim como o garçon e o seu ajudante que irão atende-lo. Primeiro Turno de Jantar normalmente começa às 18h30.
Segunda Turno de Jantar normalmente começa às 20h45.
Primeiro e segundo turno são usados para Jantar, café da manha e almoço para os dias de alto-mar.
Dica: Os Restaurantes gostam de criar um clima aconchegante para todos os jantares. Sempre solicitam que os passageiros tentem seguir o código de vestuário e o tema da noite. Normalmente não são permitidos shorts, bermudas e camisetas tipo regata. As portas do Restaurante (somente para Jantar) se fecham 15 minutos após a abertura.
Vocé pode solicitar a seu agente de viagens que faça a reserva do turno de jantar antes da sua viagem.
Restaurantes estilo "Buffet"
Os navios normalmente tem um segundo ou até um terceiro restaurante estilo "Buffet".
Esses restaurantes são muito usados para o café da manhã, almoço e lanche da tarde (principalmente se o passageiro for sair em excursão ou se está regressando, pois é bem mais rápido). O Departamento de excursão trabalha em conjunto com os Restaurantes, portanto todas as vezes que retornar de sua excursão você irá encontrar um dos Restaurantes aberto.
Veja sempre o seu programa diário "Horário dos Restaurantes".
Ceia da Meia-noite
A ceia da Meia-noite é servida em lugares diferentes do navio e sempre seguindo um tema:
Buffet de Gala (normalmente na segunda noite formal e sempre no Restaurante Principal).
Buffet Tropical, sempre na piscina.
Buffet Chinês - Italiano - Mediterrâneo, são quase sempre servidos em um dos Restaurantes estilo Bufffet.
Alguns navios tambêm oferecem Buffet da comida do país que se visita.
Veja sempre o seu programa diário "Horário dos Restaurantes".
Dica: Não perca o Buffet de Gala, onde o Chef mostrará toda a sua arte da culinária.

Tripulação

"Bridge" - Ponte de Comando
Master
Comandante "Quatro Divisas"
 Chief Enginer
Chefe de Máquinas "Quatro Divisas"
 Staff Captain
Segundo Comandante "Quatro Divisas"

Safety Officer
Oficial de Segurança "Três Divisas"
 Ship's Surgeon
Médico "Três Divisas"
 Chief Officer
Oficial Chefe "Três Divisas"

Comunication Officer
Oficial do Rádio "Tres Divisas"
 Navigator
Navegador "Duas Divisas e Meia"
 Quarter Master
Timoneiro "Duas Divisas"

Hotel Department "Hotelaria"
Hotel Manager - Gerente do Hotel "Quatro Divisas"
F&B Manager - Gerente de Comidas e Bebidas "Três Divisas"
Chief Purser - Chefe da Recepção "Três Divisas"
Public Relations - Relações Públicas "Três Divisas"
Chief Executive - Cozinheiro Chefe "Duas Divisas e meia"
Chief Housekeeper - Chefe dos Camareiros e Limpeza "Duas Divisas e meia"
Shore Excursion Manager - Gerente de Excursões "Duas Divisas meia"
Bar Manager - Gerente dos Bares "Duas Divisas e meia"
Restaurant Manager - Gerente dos Restaurantes "Duas Divisas e meia"
  Entertainement "Entretenimento"
Cruise Director - Diretor/Diretora de Cruzeiro "Três Divisas"
Assistent Cruise Director - Assistente do Diretor/a de Cruzeiro "Duas Divisas e meia"
Social Host/Hostess - Anfitriã ou Anfitrião Social
Host/Hostess - Anfitrião ou Anfitriã da nacionalidade dos passageiros que estiverem a bordo
Crew Staff - Equipe de entretenimento
Entertainer - Artista e Companhia de Shows (Cantores, Bailarinos, Mágicos, etc)
 
O navio Costa Concordia, que naufragou no mar Tirreno, se aproximou da ilha de Giglio para homenagear seu chefe de garçons, que nasceu no local, e um ex-comandante da companhia Costa Cruzeiro, afirmaram ontem os jornais italianos "Corriere della Sera" e "Il Tirreno".
O navio de luxo naufragou na sexta à noite com 4.229 pessoas a bordo. Foi achado ontem mais um corpo, de um homem não identificado, o que elevou para seis o total de mortos no acidente.
Segundo a imprensa italiana, o comandante do Costa Concordia, Francesco Schettino, detido pelo naufrágio, decidiu fazer uma surpresa ao chefe de garçons, Antonello Tievoli, e ao ex-comandante Mario Palombo.
"Vem ver, Antonello, estamos em Giglio", teria dito o comandante ao chefe de garçons, que pensou que era uma brincadeira, segundo o "Corriere della Sera".
Tievoli, acrescentou o jornal, disse aos moradores de Giglio quando o socorreram: "nunca poderia imaginar que desembarcaria em minha casa". Desde então não quer falar com ninguém, já que se sente culpado por uma tragédia da qual se tornou protagonista.

De acordo com o "Il Tirreno", Tievoli, que trabalha há cinco anos no cruzeiro, ligou para seus pais, que vivem na ilha, para que vissem o navio passar por perto.
Segundo a Guarda Costeira italiana, 29 pessoas estão desaparecidas.
De acordo com o Itamaraty, os 56 brasileiros que estavam a bordo se salvaram. Dezessete desembarcaram ontem no Aeroporto do Recife às 23h48 desse domingo (horário local). Eles teriam sido orientados a não dar declarações à imprensa.
A vida como garçom 


Como garçom a bordo provavelmente você vai trabalhar mais do que qualquer outra pessoa e ter menos tempo livre. 

Se isso não colocá-lo fora, então talvez essa vontade, você provavelmente irá trabalhar 12-14 horas por dia, sem dias de folga e apenas apx 6 horas dorme por noite! 


Mas, como um garçom que você vai interagir com seus clientes muito mais do que qualquer outra pessoa. Você vai ver as mesmas caras na sua mesa a cada noite e até o final do cruzeiro, se você tem sido um personagem agradável e smiley, muitas vezes você vai ter um pouco grande dica, especialmente de clientes americanos. 



Trabalhando como garçom varia muito, dependendo de qual linha de cruzeiro onde você trabalha, algumas linhas de cruzeiro, por exemplo Cunard, assumirá pessoas sem experiência e treiná-los na academia a bordo. Aqui você vai receber apenas um salário mínimo, enquanto você está sendo treinado, mas a vantagem é que você não precisa ter nenhuma experiência Don. Outros, como o Seabourn (geralmente a estrela iates e navios de luxo 5) estão olhando apenas para garçons com muita experiência, um bom domínio de Inglês e uma disposição amigável e proffessional. 

Desde que trabalho como garçom pode variar muito este blog vai se concentrar em trabalhar como garçom para Seabourn. Qualquer pessoa com experiência de trabalho em navios de oher é mais do que bem-vindos para escrever um post no blog, ele não precisa ser apenas a informação mimium muito que wil ajudar os outros. 


Trabalhando como garçom PARA SEABOURN 


Por causa do tamanho dos navios Seabourn (apx 200 convidados), é muito improvável que se obtenha nenhum dia de folga. Se você tiver sorte e ganhar alguns dos concursos (mais informações mais tarde), você pode ter a sorte de receber um almoço fora em um porto onde muitos convidados ir à praia ou se inscreveram para um passeio durante todo o dia. Se você é azarado, então você está olhando para trabalhar por 4 meses seguidos, café da manhã, almoço e jantar! 


Pequeno-almoço é geralmente cambaleou, tão poucos garçons vai começar mais cedo do que os outros, com todos trabalhando durante o período mais movimentado. Aqueles que começou cedo vai terminar em primeiro lugar, os outros vão ter que ficar até que ele tenha ido bastante calma e tudo é embalado fora. Aqueles que têm tido problemas (talvez realizou uma festa cabine e foi pego) vai sofrer e ser feito para ficar bem até o fim do horário de almoço, mesmo se não há convidados. Se não houver convidados seu tempo será dedicado à limpeza e polimento. 

O almoço começa apx um 1,5 horas após o café terminou. Mais uma vez os garçons no turno da manhã começará primeiro, mas o almoço é geralmente ocupado com muitos convidados retornando de estar em terra para comer no barco. Alguns comem int ele Veranda café e alguns na sala de jantar. Embora não estão definidos horas, se o hóspede deseja permanecer na mesa você terá que ficar e atendê-los, isso é tudo parte do serviço de 5 estrelas! 


O jantar começa às 19:00, mas como um garçom você terá início às 05:30. Isso vai involove uma longa discussão sobre a comida, você vai ter que conhecer o menu de cor e, em seguida, você vai preparar para o jantar, estabelecendo tabelas, recarga de sal e pimenta, dobrar guardanapos e muito mais. 

Jantar em Seabourn é um arranjo de estar aberto, os hóspedes podem sentar onde quiserem a menos que tenham convite recieved e acceptedan do capitão ou de outro oficial de alta patente, então, naturalmente, um lugar será reservado para eles. 

A sala de jantar é dividido em 4-5 seções, cada seção tendo três garçons (um corredor, o segundo homem e uma vocalista). O corredor é o mais novo e tem menos experiência, o segundo homem corta comida eo homem da frente é responsável pela seção, ajudando o segundo homem e triagem qualquer quaisquer problemas. 


Uma vez que os clientes podem sentar em uma mesa diferente a cada noite, você pode muito bem ter uma nova cara na sua seção de todas as noites! Porque este é um problema .... porque você precisa saber o nome dos convidados. Você tem que tratá-los como "Sr. ou a Sra. ....... (Smith) ..." Isso significa que você terá que aprender todos os nomes das pessoas a bordo no caso de você ter que esperar deles. Como você faz isso? Bem primeiro O fal os convidados são sempre espantado que eles são tratados pelo nome e eles realmente gostam.Ele nunca deixa de surpreender os novos hóspedes como você sabe seu nome, retornando convidado acho que você se lembra deles (que só acontece geralmente se fossem uma dor).Durante o embarque o fotógrafo tira uma foto de todos os convidados à medida que a bordo do navio, essas fotos ae, em seguida, colocar em exposição e estão à venda. Realmente não importa se eles vendem ou não, como toda a resaon para isto é para que as cópias das fotos são distribuídos para a equipe, para que possamos aprender os seus nomes. Embora todos deveriam aprender os nomes é geralmente apenas os wiaters quem é mais impotant de como eles são os únicos com mais contato com os convidados. Na segunda noite, antes do jantar, todos os garçons tem que fazer um teste de nome, que receberá uma folha com as fotos e tenho que escrever os nomes ao lado das fotos. Aquele com o maior número de nomes de direito geralmente recebe um almoço fora. 


Os hóspedes também podem comer na varanda, um restaurante ao ar livre na parte de trás do navio. Muitas vezes tem noites temáticas specail eo ambiente é muito mais relaxado aqui do que a sala de jantar. Se você tiver sorte o suficiente para ser colocado aqui a sua vida vai ser muito mais fácil e você será capaz de apreciar as vistas enquanto vela. O lado negativo é que você wil precisa trazer comida da cozinha até três decks. Há um elevador, mas às vezes ele não funciona! 


Desde o jantar pode finsih tão tarde quanto 9.30, às vezes 10, é unsual para ser concluído muito antes de 12. A sala de jantar tem que ser limpo, mesas de definir novamente, às vezes não há outra reunião (geralmente apenas quando há um idiota Maitre'D, mas unfortunatley há muito para muitos deles). Com café da manhã começando tão cedo quanto seis horas você só pode estar a olhar para 5-6 horas de sono. 


O que significa que durante os intervalos entre café da manhã e almoço normalmente você vai querer recuperar o atraso em algum sono. Se você pode obter em terra, então é provável que seja por algumas horas durig da tarde, depois de duas horas. 



Seabourn promove-se como tendo uma política de não dar gorjeta, mas muitos clientes ainda insistem em dar uma dica. O cliente tem sempre razão e se quiserem derrubá-lo levá-lo. 


Apesar de se trabalhar duro o salário é muito bom, com um navio completo, você pode facilmente ganhar APX 2500 USD por mês, não incluindo dicas. Seabourn pagar por voos e uniformes e você terá 6-8 semanas de folga a cada 4 a 5 meses.
Um dos meus fiéis assinantes apontou uma falha no meu último boletim. Ele apreciou meu Fred Astaire / Ginger Rogers analogia - sua jovem equipe não.Eles não sabem Fred e Ginger. Talvez se eu tivesse usado alguém de "Dancing with the Stars", eles teriam conseguido. Infelizmente, eu não assisto esse show - isso é o que eles chamam de um conflito de gerações? Clara, concisa e de outra forma irreverente respostas para essa pergunta é bem-vindo.
De qualquer forma, Dencel - ponto tomado! Vou ter mais cuidado com as minhas analogias no futuro.
Aqui está a coisa: Dencel fez-se o alvo do meu próximo boletim, porque ele escreveu para mim, pessoalmente, e seu trabalho em um navio de cruzeiro parecia que poderia ser divertido para aprender mais sobre. A maioria de nós não tiveram a oportunidade de trabalhar em um navio de cruzeiro e eu pensei que seria divertido para descobrir as semelhanças e diferenças inerentes a esse mundo. Ele gentilmente respondeu minhas perguntas, que incluía um pedido de seu passado e como ele veio a ser o lugar onde ele está hoje.
Com algumas edições menores, seguem sua biografia, as minhas perguntas e suas respostas. Eu acho que você vai encontrar as palavras do mar ser muito semelhante às palavras ditas em terra.
Dencel Torres iniciou sua carreira na África do Sul como um engenheiro civil porque seus professores reconheceram que ele era proficiente em matemática e ciências. Sua mãe era muito orgulhoso de sua escolha.
No entanto, logo se tornou evidente para Dencel que ele não era feliz em seu trabalho. Assim que ele sair, para o desespero de sua mãe, e começou a trabalhar em restaurantes. Ele esteve nesta indústria desde que ele tinha 16 anos de idade.
Dencel trabalhou como garçom, que ele amava e, ao longo do caminho, tinha ofertas de gestão. Ele levou os com moderação, pois ele fez muito dinheiro como garçom. Ele também adquiriu um amor pela comida e vinho, o que sem dúvida ajuda a mover-se nesta indústria! E mover-se, ele fez!
Ele agora opta por trabalhar para a Royal Caribbean como assistente de Alimentos e Bebidas Manager. Dencel também treinadores e treina a equipe de garçons e, estou certo, dá apoio moral muito necessária para eles.
Dencel e seu irmão começaram a agência de recrutamento em conjunto para recrutar pessoas para trabalhar no estrangeiro na indústria de cruzeiros. Eles dar-lhes trabalho.
Dencel Torres possui as qualidades que fazem uma pessoa de sucesso neste e em qualquer negócio. Ele realmente ama o que faz e que tem compaixão por aqueles que trabalham para ele, assim como aqueles que servem. Suas experiências de vida tornaram-no rico em conhecimento e capacidades.
A seguir, estão as cinco perguntas que eu fiz dele, espero que gostem das suas respostas, tanto quanto eu!
Q1. Porque você está trabalhando em um navio de cruzeiro, as pessoas assumem seu trabalho é
fascinante e emocionante. Dê-nos a colher real: como é que diferem de
ser um garçom em terra, se em tudo? Inclua seu estilo de liderança para isso,
se possível.
Dencel: Sim, as pessoas assumem que é um trabalho fascinante e emocionante. O glamour vem do navio. Tudo no navio custa muito dinheiro e que a empresa paga milhões de dólares para isso. Você já esteve em um navio que tem um teatro, restaurantes, piscinas, discotecas, centros comerciais, escalada, etc? É incrível ver que todos que flutua. 

A parte interessante é que você vê o mundo. Os destinos que só você poderia imaginar em seus sonhos.
A verdadeira história começa com o que está acontecendo por trás das cortinas. Para manter o glamour que você precisa para manter todos os aspectos do navio. Manter tudo em ordem e tem excelente equipe e membros da tripulação. Todo mundo precisa de aderir a todas as regras e regulamentos parcelas a empresa para baixo. Sem isso é inútil até mesmo para navegar.
Em terra, você pode consultar os hóspedes para outro estabelecimento, se não estiver satisfeito com o seu serviço, mas aqui é preciso dar-lhes um serviço 'super'. Estamos falando de pessoas que salvaram dinheiro por muitos anos para ir em cruzeiros e que você precisa para tornar seus sonhos em realidade. Você é basicamente uma fada com uma varinha mágica em sua mão. Se eles não gostam do que você lhes dá eles vão deixar você saber que eles gastaram milhares de dólares para estar naquele cruzeiro. Então, é por isso que a contratação de equipe é muito importante.
Além disso, você deve pensar em viver em pequenos espaços por meses e ser capaz de compartilhar seu espaço pessoal. Na sala de jantar você, como um garçom, ter uma estação, o que significa que são atribuídos a uma determinada quantidade de passageiros por todo esse cruzeiro. Eles serão sua família, amigos ou seu pior pesadelo. É só até você para fazer ou quebrá-lo. No final do cruzeiro vai ser eles que vão derrubá-lo bom ou nada.
Aqui é quando eu ensinar meus garçons primeiras impressões e de ser constante a cada noite com eles. Em terra, o hóspede pode sair, mas no navio que eles estão presos com você. Você precisa mimá-los e ter muita e muita paciência. Especialmente aqueles que se cruzou com o navio antes. O serviço é muito básica e você terá um garçom com um assistente, garçom fazendo uma estação de 20 passageiros. Parece muito pouco, mas confie em mim, todo mundo tem diferentes personalidades, necessidades e etiqueta à mesa.
Além disso, quando você aplica para o trabalho que você precisa para começar a partir da parte inferior da escada. Todo mundo que entrou na sala de jantar começou como assistente-garçons e teve que provar-se. Você precisa saber o básico de como levar comida e limpeza. Você pode ser um bom vendedor, embora a comida é para bordo livre, mas se você não pode levar 12 principais placas de curso em uma bandeja ao mesmo tempo, você pode dizer bye, bye.
Também a limpeza é de extrema importância e precisamos acompanhar com USPH-regras (Estados Unidos Saúde Pública). Isso significa que precisamos passar isso quando chegarmos inspeções das autoridades locais a bordo. Se não conseguirmos isso, o navio não é permitido navegar. Então, eu preciso verificar que fazer as coisas. Não há nenhuma maneira para fora e há atalhos.

Q2. Qual é a maior alegria neste negócio para você?
Dencel: As maiores alegrias que você começa a partir de tudo isso é que você conhecer pessoas de todo o mundo. Você fica com os passageiros que ainda convidam a seus países quando você está em férias e que você não precisa nem gastar muito.
Minha alegria pessoal que eu vejo é quando eu vê-los voltar e solicitar certos garçons. Faz-me sentir que eu tenho feito um grande trabalho e também fazer o garçom e assistente de se sentir especial, porque eu sabia que eu estava em seus sapatos uma vez. Eu acho que é por isso que a empresa faz com que a regra de que todo mundo começa a partir do fundo.
O dinheiro é bom e melhor ainda quando você vive em um país que tem uma taxa de dólar mais baixo. Alguns dos garçons-assistente das Filipinas e Índia têm os seus próprios negócios de volta para casa e viver como reis.

Outra coisa que posso acrescentar são os bons e-mails e "obrigado", observa o que você recebe de passageiros. Não só um dinheirinho extra, talvez. Além disso, você salvar um monte de dinheiro vendo que a tripulação receber refeições gratuitas e podem sair e ver todos os lugares encantadores. Você pode ir para casa e até mesmo abrir seu próprio negócio, o que eu fiz.
É só até você se você deseja renovar seu contrato. Se você não tinha avisos que você também pode voltar a bordo depois de alguns anos mesmo.Imaginem para trabalhar e não para gastar em viajar para lá e para cá do trabalho e se alimentar e ver o mundo e ser pago para fazer isso ......... só se você fizer o seu trabalho corretamente!
Q3. Sociedades / culturas ver a indústria de serviços de formas diferentes ao redor
o mundo. Nos Estados Unidos, sempre foi tipo, um trabalho rápido throw-away
que a maioria das pessoas não levam a sério como uma carreira real.
Você estar na África do Sul, trabalhando no setor de serviços e
ter a oportunidade de trabalhar com pessoas de diversas culturas e
fundos, o que é a sua experiência e opinião sobre isso?
Dencel: Eu comi em grandes restaurantes de todo o mundo e sempre achei peculiar como pessoas reagem de diferentes culturas e sociedades. Se eu pudesse escrever um livro sobre isso e ter o tempo que eu seria rico agora.
As perguntas que precisamos nos perguntar é: é a minha maneira de etiqueta direito de mesa e posso respeitar a carreira do waitron? Em alguns países, especialmente na Europa, você vai achar que o waitering é considerada como uma profissão. Então você receber um salário no final do mês e até mesmo estudar por muitos anos para se tornar um.
No mundo ocidental, normalmente vemos como um negócio de dinheiro rápido.Eu gostaria de ver que a mudança de atitude para com o homem normal na rua. Vai ser tão bom ver que muitos países podem abrir as escolas para isso.
No Oriente você vê garçons trabalham há décadas nos mesmos estabelecimentos e alimentar suas famílias com o ser garçons. Me, da África do Sul, tem muita experiência com as pessoas pensando que é só os alunos que têm cargos de garçom.

O que eu posso dizer é que você, como o garçom deve olhar além do que as pessoas pensam. Onde quer que você trabalha em um restaurante que serve foie gras ou um restaurante que serve hambúrgueres, você deve saber que isso faz você feliz no seu ambiente de trabalho e sempre dar o seu melhor tiro. Eu sempre digo aos meus garçons que você não precisa servir a melhor comida, mas se os seus servidores impressionado o convidado que vai fazer outra vez em seu restaurante. Mate-os com bondade e saber o que o seu produto é, então você tem o seu convidado em seu bolso. Tudo o que posso dizer é que para ser feliz em seu trabalho e fazer o seu melhor.
Q4. Você tem a oportunidade única de servir muitas pessoas de diferentes culturas de todo o mundo. Eu só posso supor que você está dado informações sobre certas culturas que têm costumes que podem ser
considerada fora dos aspectos normais de serviço. Você está dado
direção nesses casos, ou que os hóspedes a bordo do navio simplesmente assumir que eles estão
vai receber um certo estilo de serviço?
Dencel: O que normalmente fazemos com os nossos garçons que informá-los que tipo de passageiros que recebemos para o nosso cruzeiro. Vendo que a Europa que tendem a se concentrar mais em servidores de vinho e ter muita formação vinho. Que tipo de vinho para servir com refeições e ter certeza de que eles têm um bom conhecimento dos nossos vinhos a bordo. Os europeus adoram um bom vinho e comer menos do que os americanos, isso é apenas como é. Eles apreciam quando você tem uma idéia de um pouco de vinho.
Os norte-americanos estão mais em seus chás gelados e água. Eles estão mais interessados ​​na quantidade de alimentos do que a qualidade do mesmo.Fico feliz que existem redes de comida na televisão para torná-los conscientes de que não é a quantidade, mas a qualidade que faz a diferença nos alimentos.

Além disso, você precisa olhar para utensílios. O cara ocidental gosta de comer só com o garfo, a Comissão Europeia com garfo e faca, o Oriental, com suas mãos, varas da costeleta ou garfo e colher. Qual é a maneira correta?Ninguém sabe. É aí que precisamos ajustar aos costumes e religião. Se minha mãe ainda estava viva, ela teria um ataque se eu só comia com a mão. É apenas a maneira que fomos criados e que não podemos mudar de todos. A bordo precisamos manter todas essas coisas em consideração e ter a mente aberta e não dar um rosto comprido para um passageiro que come com as mãos. Não podemos deixar que o hóspede se sinta que eles estão fazendo algo "errado", porque todos nós vêm de diferentes origens.



Sempre acho tão estranho quando a minha eu comer e meu colega filipina pode cortar o bife com a colher. Eu não posso mesmo fazê-lo com uma faca.Ainda um grande mistério para mim, mas não há absolutamente nada de errado com isso.



Além disso, o serviço de royalties. Eu tive a sorte de ter um almoço com o rei ea rainha da Bélgica. O procedimento era tão diferente da norma. Cada prato tem que ser provado por seu guarda-costas, antes que pudessem comê-lo.Além disso, é preciso esperar para que eles tenham a sua primeira mordida antes que você pudesse ter o seu. A rainha da Inglaterra é outra história. O que podemos fazer sobre isso? Nada, mas apenas para seguir a tradição.

Assim, os passageiros a bordo do navio não assumem ter apenas um estilo.Precisamos ser flexíveis sobre esse assunto e que precisamos para atender a todos eles sob o mesmo teto. Devo dizer que a maioria deles tendem a rota a faca eo garfo.

Q5. Você tem alguma opinião sobre a contratação de sua equipe? Se sim, quais são as qualidades / características que você procura? Se não, e você teve a oportunidade de fazer
assim, a mesma pergunta ...


Dencel: Como eu disse que não está contratando tripulação a bordo, mas ele é feito de todos os nossos parceiros a contratação de todo o mundo. O que eu faria para o aspirante garçom é dar-lhes a história real e não apenas a viagem eo dinheiro, o que eu tenho do meu parceiro contratação de volta para casa, mas para dizer a eles que você é mais do que apenas um garçom, mas um embaixador de seu país.
Apenas uma outra perspectiva sobre uma indústria diversificada. Meus agradecimentos a Dencel torres para tomar o tempo para fazer isso por mim. E "Olá" para sua equipe - está tudo muito sortudo por tê-lo! 
Excelência é um ato venceu por formação e habituação. 
Nós não agimos corretamente porque temos virtude ou excelência, 
mas temos aqueles porque temos agido corretamente. 
Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. 
Excelência, então, não é um ato, mas um hábito. 
- Aristóteles


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