sexta-feira, 15 de março de 2013

O que é um STEWARD??



 competência: Capacidade de mobilizar, desenvolver e aplicar conhecimentos,

O steward fica no ponto de venda ou serviços de alimentos e bebidas: Designação que compreende
salão de restaurante, praça de alimentação, andar de hotel, fast food, bufê, comida a
quilo, bar, clube, residência e similares.
O que se espera de um Steward : Conjunto mínimo de serviços que compõem uma ocupação.
3 DESCRIÇÃO DA OCUPAÇÃO
O steward, também denominado cambuzeiro, copeiro, paneleiro e auxiliar ou ajudante de
cozinha, ocupa-se, principalmente, da higienização, limpeza, lavagem e arrumação de
louça, talher, cristais, panela, utensílios e equipamentos de cozinha, de acordo com os
padrões de higiene e segurança alimentar.
4 RESULTADOS ESPERADOS
O steward deve ser capaz de:
a) limpar, lavar e higienizar utensílios e equipamentos – o que pode incluir lavar e
arear panela, frigideira e outros utensílios usados na cozinha; lavar e higienizar louça,
talher, cristais, prataria e outros utensílios utilizados no salão; limpar e higienizar
fogão, forno, freezer, geladeira;
b) cuidar da proteção e higiene pessoal – o que pode incluir usar uniforme completo;
assegurar a higiene do uniforme, dos acessórios e utensílios que entram em contato
com o alimento;
c) cuidar da área de trabalho – o que pode incluir manter limpo e organizado o local de
trabalho; limpar, lavar e conservar limpos piso, parede e balcão;
d) apoiar a equipe – o que pode incluir auxiliar na limpeza da área externa à cozinha,
como bar e restaurante; passar prato da cozinha para o commis; amolar faca;
e) cuidar da segurança alimentar – o que pode incluir aplicar os procedimentos de
segurança alimentar; evitar a contaminação de utensílios, louças, superfícies e itens
que entram em contato com os alimentos; evitar a contaminação cruzada, a
intoxicação pelo uso indevido de produtos químicos e problemas similares;
f) armazenar e organizar utensílios – o que pode incluir armazenar louça, talher,
cristais e prataria; arrumar todos os utensílios em depósito ou local apropriado;
controlar os utensílios utilizados no salão; notificar a perda de material por quebra.


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