sexta-feira, 15 de março de 2013

A conduta de um garçom




Temos os terrível hábito de chamar o garçom com o SHHH, ou PSIU, EI e outras onomatopéias. Para o argentino, isso é falta de educação. O garçom vai ficar no maior mau-humor. O pessoal aqui chama garçom assim:
Se for num lugar entre descolado e fino, leia-se PALERMO e RECOLETA, a sua melhor chance de ser atendido é fazendo contato visual. Exatamente. Siga o garçom que você viu que atende A ÁREA DA SUA MESA (os outros nem olharão pra você, nem se preocupe) e reze para ele te ver. Feito o contato visual, discretamente – e rapidamente – faça um movimento de cabeça como se estivesse dizendo sim. Ou levante o braço um pouquinho: mão na altura da cabeça. O garçom vai te dar um olhar de “Te vi!” e jajá virá te atender.
Já num lugar mais meio cantina, com garçons mais senhoris e gordinhos, geralmente de gravata borboleta, tá valendo um MOZO (garçom), MAESTRO(mestre) ou JEFE (chefia), mas SEM GRITAR, minha gente, sem gritar.
Fazendo o pedido:
No Brasil, principalmente em momentos de lazer, fim se semana e férias, quando vamos a um restaurante, temos nosso próprio tempo para fazer o pedido. Primeiro umas bebidinhas para começar, depois tira-gosto, depoooooois a comida e olhe lá. Aqui, o garçom quando vem à sua mesa pela primeira vez, já quer saber o que você vai beber, qual a entrada e qual o prato principal, TUDODEUMAVEZAGORA.
Inclusive, algumas vezes, passei por esse dilema antes mesmo de ver o cardápio (carta em castelhano). Antes que nada, la carta, por favor! Ah, sí, claro! Ai ai.
Se você tá a fim de um almoço demorado, daqueles de ir pedindo aos pouquihos, é melhor avisar logo de uma vez: Perdón, nosotros vamos a ir pidiendo con calma, de a poco. Cualquier cosa, te aviso. Gracias.
Se não, o carinha vai vir a cada 5 minutos perguntar se você já decidiu.
La cuenta / A conta!
O uso de cartão de crédito/débito aqui, não é tão difundido como no Brasil. Pergunte anes, para não ter problema. Tem muito restaurante grande e famoso que só trabalha com CASH. Nem adianta chorar.

Nossos telefones e endereços para contato :

facebook.com.br/servirgarcons.servirgarcons 


pt-br.facebook.com/public/Servirgarcons-Servirgarcons

servirgarcons@hotmail.com

Servirgarcons@gmail.com

DDD 19 - 9790 - 5009
aguardamos seu contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário