sexta-feira, 15 de março de 2013

Como montar uma empresa de serviço de garçom



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Festas, inaugurações, encontros. Tudo isso acontece cada vez mais no Brasil, especialmente porque o poder de consumo no país cresceu bastante nos últimos 15 anos, facilitando a vida de muita gente e dando oportunidade àqueles que não podiam. Na esteira do sucesso, outros serviços também passaram a ser exigidos, especialmente aqueles que servem como base para tal. Um deles é o serviço de garçom.

Como está o mercado de serviço de garçom

mercado de empresa de serviço de garçom é a grande indústria de eventos. Basta falar nisso para ver cifras e cifras nos momentos de negociação para contratar seja lá qual for o produto ou serviço.
Como já foi citado anteriormente, o Brasil tem grande público consumidor e esse agora tem poder aquisitivo para promover eventos e é muito positivo para quem pretende empreender nessa área.
Contudo, a concorrência é bem grande. São muitas empresas que trabalham na área de serviço de garçom e a solução realmente é buscar o diferencial.

Quem são os clientes de uma empresa de serviço de garçom

Como se trata de uma empresa que presta serviço de garçom, os clientes podem ser as pessoas físicas que pretendem organizar um evento em casa, em um salão de festas, como também os próprios buffets podem contratá-la.

Concorrentes na área de serviço de garçom

A concorrência é aquela que presta teoricamente os mesmos serviços. Uma forma de conseguir o destaque no mercado é buscar o que os concorrentes não estão fazendo ou que estão deixando a desejar. Isso pode ser conferido por meio de pesquisas de mercado, que identificam bem essas características.
Não deixa de lado as oportunidades de obter informações para que o seu negócio tenha bastante sucesso. Não se assuste se a concorrência for grande, tenha medo somente quando não conseguir fazer o diferencial. Contudo, o mercado de serviço de garçom é grande, o homem é bem criativo e há espaço para todos.

Funcionários da empresa de serviço de garçom

A empresa de serviço de garçom deve ter em conta que prestar serviços deve ter muita qualidade. Ainda que o termo qualidade seja referente a cada pessoa (tem gente que acha que um empreendimento é bom porque faz o atendimento rápido, outros acreditam que seja por conta da simpatia e atenção dos funcionários, outros ainda porque os empregados são mais sérios e por aí vai) todo evento precisa ser bem atendido no sentido de que a comida e bebida servidas chegam a todo instante à mesa.
Sobre esse aspecto, o dono da empresa que vai prestar serviço de garçom deve saber que, em média, o ideal é ter um para cada 60 pessoas ou seis mesas com 10 cada. Assim, já dá para ter uma noção de quantos serão contratados para cada evento.
Por falar nisso, a empresa de serviço de garçom precisa então contratar os profissionais conforme a demanda. Isso não significa que os profissionais não devem receber a atenção e os cuidados nos dias que não têm trabalho. Ao contrário, se a proposta do empreendedor é se destacar, então deve investir naqueles que o representam nos eventos e isso inclui uma política de valorização deles, com possibilidades de crescimento, custeamento de cursos etc.

Localização da empresa de serviço de garçom

empresa que prestar serviço de garçom deve estar perto do cliente. Se no início é apenas um grupo de pessoas que atuam somente nos finais de semana em determinados eventos, não precisa ter uma sala comercial para atender os clientes. Com o passar do tempo e o crescimento do negócio, é interessante ter um endereço para atuação, pois assim a clientela poderá sentir mais confiabilidade e também será o local adequado para receber todos.

Como tornar pública a empresa de serviço de garçom

A publicidade acerca do negócio de serviço de garçom deve ser feita para que possa angariar mais clientes e ter mais rentabilidade. Por conta disso, é interessante saber primeiramente quem é o cliente: pessoas físicas ou jurídicas? Os dois?
Atender empresas e pessoas físicas ao mesmo tempo requer uma atenção, pois o tamanho dos eventos promovidos por cada uma delas pode ser bem variado, dessa forma, será que a empresa conseguirá atender com qualidade? Ela terá garçons suficientes? As respostas obtidas devem fazer parte do planejamento do negócio.
O importante é traçar o objetivo da empresa, a que ela veio, o que ela faz e o que pretende realizar no futuro. Esses dados são importantes para basear qual o tipo de cliente que será atendido pelo serviço de garçom.
Por exemplo, se a escolha foi atender o mercado doméstico o investimento em publicidade deve ser feito em meios que atinjam essas pessoas. Por conta disso, deve-se pensar sobre os hábitos dessas pessoas, onde elas moram, trabalham, se exercitam, enfim, reunir os costumes delas para que então possa verificar quais seriam os possíveis veículos de comunicação que poderiam atingi-las.

 Dica de negócio para serviço de garçom

Quem pretende abrir uma empresa que ofereça serviço de garçom deve ficar atento para alguns detalhes que podem ser cruciais para o sucesso ou fracasso.
O primeiro deles é quanto à simpatia dos garçons. Esses devem ser agradáveis, com sorriso no rosto, boa vontade e muita educação. Todos que estão em eventos gostam de ser bem atendidos, ainda que isso não seja o foco para quem está ali curtindo uma festa. Portanto, no momento da contratação do profissional, se atente para esse detalhe.
A aparência também conta bastante, o garçom deve estar sem barba, com cabelo cuidado (se tiver madeixas grandes elas devem estar presas).
Outro ponto que vale ser destacado é o tal diferencial que é buscado. Procure investir nos seus profissionais, não hesite em pagar cursos que possam qualificá-los cada vez mais. São muitas instituições de renome que oferecem. Todos os conhecimentos adquiridos são passados aos clientes na hora que o profissional está trabalhando e isso gera uma imagem positiva.
Alguns exemplos de cursos para qualificar os empregados: bartender, coquetelaria, mixologia (preparação de coquetéis com equipamento científico), flairtending (como fazer apresentações ao criar e oferecer drinks), classificação, armazenamento e manipulação de alimentos, free pouring (técnica que permite saber a dosagem exata para cada coquetel sem o dosador) e muito mais.
Muita atenção para quem acha que restaurantes e bares podem terceirizar garçons: isso é proibido por lei porque é a atividade principal deles. Portanto, não ache que montando umaempresa de serviço de garçom poderá terceirizá-la.
Outro aspecto importante e que deve ser considerado é o uniforme dos garçons. Todos devem usar para que possam ser diferenciados dos demais e para que os participantes do evento saibam quem são os que estão servindo.
O traje deve ter avental com uma logo da empresa de serviço de garçom e deve ser de um jeito que caracterize o trabalhador, que não deixe dúvidas, pois seria uma situação incômoda os convivas ficarem procurando quem é quem. Outra dica nesse sentido é que a roupa seja preta, porque assim as possíveis sujeiras acabam não aparecendo, emitindo uma imagem de limpeza.
Quando se trata de eventos, um dos serviços que não pode faltar é um buffet de festas. É um setor concorrido e em algumas cidades são tantos nomes que até assusta, mas ainda é um bom empreendimento para investir, principalmente para quem tem conhecimento em culinária para festas. Claro que não é simplesmente saber cozinhar, mas pode ser uma boa forma de investimento, pois festas e eventos empresariais são um dos setores mais aquecidos no país.
Montar um buffet exige que se tenha uma estrutura pessoal também. É preciso saber que o horário de trabalho em sua maioria é à noite, pois é nestes horários que os eventos acontecem em grande parte. Além disso, é importante estar antenado nos modismos de organizações de eventos para incrementar oferta de serviços da sua empresa. Entretanto, é possível ter um lucro mensal alto se souber como investir e tiver um bom serviço. Com a fama no mercado local, os clientes irão comentar a sua atuação, te indicar e o sucesso é garantido.
Caso esteja pensando em investir neste empreendimento, veja a seguir alguns passos que devem ser feitos para se ter sucesso. O modelo que estamos fazendo aqui é de apenas um Buffet que entrega as encomendas para festas e não uma casa de festas.

Estrutura e localização para montar um buffet de festas

Existem muitos empreendedores que começam investindo em montar um buffet de festas em sua própria casa. Desde que tenha um espaço reservado para isso, pode ser feito. Outra boa ideia é alugar uma casa. A localização não é tão importante, pois a maioria dos clientes conta com serviço de entrega para a festa, então pode funcionar tranquilamente em um bairro residencial ou simplesmente em bairros comerciais. Como em muitos casos, pode ser preciso trabalhar até tarde da noite, então o ideal é escolher um endereço com segurança e vigilância pública, bem como comestacionamento para seu serviço de entrega e funcionários.
O espaço para montar um buffet é simples, envolvendo basicamente uma grande cozinha, pois é isso que o seu novo negócio irá fazer: pratos para festas. Uma cozinha de 15 metros quadrados é de bom tamanho, mas quanto mais, melhor. É preciso ter uma mesa ampla, bem como alguns utensílios de cozinha simples como chapeira, batedeiras, talheres, centrífuga para legumes, jogos de pratos, liquidificadores, fôrmas diversas, cilindros de macarrão, tachos, espumadeiras, panelas, fogão industrial, espremedor de frutas, micro-ondas para alimentos congelados, vasilhas para comidas e sacos plásticos para geladeira.
Quanto aos alimentos, eles devem estar em uma dispensa para alimentos com proteção anti-mofo ou luz do sol para que os alimentos não estraguem. No mais, você vai precisar de um pia grande, com torneiras altas para a limpeza de panelas em tamanhos industriais.
Quanto à limpeza do ambiente, é muito importante cuidar do espaço. Paredes brancas são importantes para a visita de clientes, pois transparece limpeza. É preciso ainda que todos os atuantes na área usem tocas de cabelo, uniformes ou roupas pessoais com mangas longas, sapatos fechados e unhas limpas. Neste tipo de negócio é exigido o máximo de higiene pessoal pelos colaboradores, com unhas limpas e uniformes impecáveis.

Serviços de um buffet

Ao montar um buffet de festas, você deve saber o que ele faz. Esta é uma empresa de venda de produtos e seu produto são as comidas servidas em uma festa. Esta empresa atua no segmento de alimentação e é especializada em servir variados tipos de comida: da mais básica à iguarias finas como doces, salgados, bolo e jantares. Algumas se voltam para servir bebidas também, mas não é obrigação.
As vendas são feitas por pessoa ou unidade. Ou seja: você irá cobrar por uma coxinha, umbrigadeiro e um bem casado. Entretanto, quanto maior a quantidade, menor deve ser o preço, para estimular o seu cliente a comprar cada vez mais. Para estipular preços, o melhor é avaliar a concorrência e estar na média. Você está entrando em um mercado concorrido e por isso, é preciso fazer uma visita e quem saber investir um pouco em compras de doces e salgados para experimentação de serviços concorrentes. É uma forma de aprender e grandes empresários o fazem.
Muitas empresas deste setor começam investindo em kit festa. O kit é uma maneira de fazer pacotes para festas com quantidades pré-determinadas e preços específicos, mas nada impede que você faça um pouco mais que isso.
Outro setor que deve ser pesquisado é sobre jantares. A maioria dos buffets possui uma ampla carta de pratos, já que em eventos empresariais, festas de casamento, bem como bodas e festas de debutantes, é preciso servir um jantar aos convidados. Uma dica é elaborar um cardápio com valores e quantidades determinadas, pois os buffets também podem trabalhar com cobrança por pessoa, que varia de acordo com o porte da festa.
O cardápio e os tipos de doces e salgados, entretanto, variam conforme o porte de sua empresa e quais clientes pretende atender. Se seu foco é casamentos, é preciso investir em um cardápio refinado que deve ser elaborado conjuntamente com seus cozinheiros, o profissional que vai elaborar os pratos e que precisa saber fazer tudo o que está em seu sua carta de apresentação.

Investimento inicial para montar um buffet

O valor vai depender do seu público alvo. Se você quer fazer apenas kits festas, com menos de R$ 1 mil já vai poder começar o seu empreendimento em casa. Para montar um Buffet para atender à empresas e eventos de médio a grande porte, é indicado ter guardado o capital inicial a ser investido de R$ 15 mil, para comprar equipamento de qualidade, investir em contratação, serviço de entrega, utensílios de cozinha e também embalagens para entrega, se possível com a sua logomarca.

O ramo de festas é um ramo bastante promissor e composto por várias vertentes: organização de eventos, buffets, locação de artigos para festas, locação de roupas e até terceirização de pessoal. Aterceirização de mão de obra para eventos em geral é uma possibilidade atraente de negócios, pois a empresa que terceiriza poderá fazê-lo de várias formas, disponibilizando pessoal qualificado para festas particulares e para empresas de eventos.

Mercado de terceirização de mão de obra para eventos

Cabe às empresas de terceirização de mão de obra para eventos disseminar as vantagens de custos e qualidade em serviços prestados quando decidem terceirizar a mão de obra.
As empresas que locam serviços de terceirização de mão de obra para eventos, se preferirem e se houver viabilidade técnica e financeira, poderão também realizar serviços de locação para artigos em geral para festas e ainda promover buffet.
Mas se a opção de realizar apenas os serviços de terceirização de mão de obra para eventos for uma decisão que, alinhada com a estrutura existente e com o objetivo da empresa em crescer focando apenas a prestação de serviços de mão de obra, não significará que a empresa não obterá sucesso.

Dicas do negócio para terceirização de mão de obra para eventos

As empresas de terceirização de mão de obra para eventos terão a vantagem de que os serviços prestados não terão os mesmos custos e despesas que têm as empresas que locam artigos para festas ou organizam buffet.
Portanto, como possuem uma estrutura mais enxuta, se preocupando apenas com a manutenção da qualificação da mão de obra e  com os custos de contratação de pessoal, suas atividades operacionais gerarão menos custos e despesas, possibilitando que, futuramente, essas empresas possam expandir seus serviços e estrutura diante da receita que conseguirá gerar.
Para ter sucesso no ramo, as empresas de terceirização de mão de obra para eventos deverão investir na qualidade dos serviços prestados orientando o pessoal que atenderá os eventos, e ainda deverá investir em um uniforme interessante e que tenha uma boa presença, esteja sempre limpo e bem passado, afinal, a imagem é muito importante no ramo de eventos.

Aspectos Legais para terceirização de mão de obra para eventos

As empresas de terceirização de mão de obra para eventos serão as responsáveis pela qualidade do serviço prestado e pela administração e remuneração do pessoal, sendo que o vínculo empregatício é estabelecido entre funcionário e empresa terceirizadora. A empresa que se beneficiará com os serviços de terceirização de mão de obra para eventos pagará pelo contrato firmado e assim cumprirá os termos do acordo, pelo menos no que tange a questão financeira.
Isso não quer dizer que a empresa está impedida de firmar contrato temporário de serviços com os colaboradores que serão intermediados, tendo, portanto, a preferência de contrato temporário como vantagem tanto para empresas terceirizadoras quanto para os colaboradores.

Contratos de terceirização de mão de obra para eventos

Estas organizações realizam contrato de serviços temporários entre funcionário e empresa intermediadora.
Isso quer dizer que basta que a empresa de terceirização de mão de obra para eventos realize contratos temporários com os trabalhadores que serão intermediados, até porque os trabalhadores poderão preferir a liberdade de não criar o vínculo empregatício, uma vez que poderão rescindir o contrato ao término de três meses.
O que existe, portanto, é a prestação de serviços e não o vínculo obrigatório entre as partes.
Os contratos entre funcionários terceirizados e empresa intermediadora estão descritas na Lei 6.019 de 1974 que disciplina o ISS:
Art 11-o contrato de trabalho celebrado entre empresa de trabalho temporário e cada um dos assalariados colocados à disposição de uma empresa tomadora ou cliente será, obrigatoriamente, escrito e dele deverão constar, expressamente, os direitos conferidos aos trabalhadores por esta lei.
O outro contrato exigido pela Fiscalização do Trabalho é o Contrato de:
Art 15-A Fiscalização do Trabalho poderá exigir da empresa tomadora ou cliente a apresentação do contrato firmado com a empresa de trabalho temporário, e, desta última o
Contrato firmado com o trabalhador, bem como a comprovação do respectivo recolhimento das contribuições previdenciárias.

Contribuições tributárias e previdenciárias da terceirização de mão de obra para eventos

As empresas de terceirização de mão de obra para eventos que intermedeiam serviços de caráter temporário prestam serviços e são consideradas empresas prestadoras de serviços. Isso quer dizer que serão também contribuintes do imposto de ISS (imposto sobre serviços).
Como forma de não haver fraude é necessário que a empresa recolha todos os contratos de prestação de serviços para a declaração do imposto. Para este serviço, conte com um profissional contador com experiência na área fiscal ou experiência em atividades fiscais gerais.
No que tange as obrigações previdenciárias, sabe-se que quando se trata das empresas deterceirização de mão de obra para eventos, aos temporários não é devido imposto INSS patronal, mas se o trabalhador é contribuinte individual, a empresa deve recolher comprovante de prestação de serviços e informar na GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social).

Gestão de pessoal na terceirização de mão de obra para eventos

As empresas são responsáveis não só pela intermediação de mão de obra, mas também pela qualificação constante de seu pessoal. Dessa forma, tem-se que as empresas de terceirização de mão de obra para eventos devem não somente intermediar mão de obra especializada como também promover a qualificação de seu pessoal através de cursos, treinamentos e outras iniciativas.
É necessário frisar que o pessoal a ser terceirizado é profissional qualificado e deve ser tratado como tal, com ética, respeito, isonomia, motivação necessária para um serviço de qualidade e atendimento às queixas e reclamações, no que for possível a ser atendido pela gerência, além de todos os direitos atendidos no que tange aos direitos trabalhistas e previdenciários.

Serviços prestados na terceirização de mão de obra para eventos

Juntamente com a terceirização de mão de obra para eventos, a empresa deverá disponibilizar também supervisores, a exemplo do que acontece nas empresas de limpeza terceirizadas.
Ela pode ter em seu quadro de mão de obra profissionais que são qualificados tecnicamente para exercer serviços de garçons, recepção, manobristas, churrasqueiros a gaúcha, animadores de festas infantis como palhaços ou profissionais de outras naturezas artísticas, contadores de estórias, dançarinos, barmans e outros.

Contrato de serviços na terceirização de mão de obra para eventos

O contrato de serviços prestados deverá conter a empresa contratante, nome, telefone, CNPJ, os mesmos dados da empresa contratada, valor do serviço, duração do evento, profissionais terceirizados, natureza dos serviços, valor da multa, caso haja erro no valor acordado ou extensão da carga horária.
Lembrando que os termos do contrato valem igualmente para as duas partes, assim também como o valor das multas, caso haja descumprimento de serviços.

Pessoal de atividades internas e externas na terceirização de mão de obra para eventos

empresa de terceirização de mão de obra para eventos deverá contar com pessoal que realize atividades administrativas, um auxiliar administrativo, secretária, copeira, auxiliar de serviços gerais, contador que realize trabalho de forma constante e tenha conhecimentos tributários e previdenciários.
Os profissionais que prestarão serviços nas festas serão contratados de forma temporária e não precisam estar presentes constantemente na empresa.
É necessário, portanto, que todos os dados do pessoal que trabalhará nas festas estejam atualizados, com currículos, cursos realizados, carteira profissional, fotos, identidade, endereço, estado civil, telefones da família, número na previdência e outros.
As empresas poderão contar com profissionais responsáveis por serviços de divulgação, empresas de entregas e de advocacia para consultorias tributárias e trabalhistas. Poderá necessitar também de serviços de seleção e recrutamento de pessoal por empresas especializadas.

Estrutura da empresa de terceirização de mão de obra para eventos

empresa de terceirização de mão de obra para eventos pode contar com uma estrutura que tenha espaço para recepção, espaço para atendimento dos clientes composto por um escritório externo, outro escritório interno é onde funcionará a sala do diretor, arquivo, salas do pessoal administrativo, sala do contador, salas de reunião e sala para atendimento do pessoal a ser terceirizado, copa e banheiros para os colaboradores.

Localização da empresa de terceirização de mão de obra para eventos

A localização ideal para o funcionamento das empresas terceirização de mão de obra para eventos é uma localização em setores comerciais, onde haja a presença de outras empresas que trabalham com a organização de festas. Dessa forma, a empresa ficará mais visível para o público-alvo.

Público-alvo da empresa de terceirização de mão de obra para eventos

As empresas que organizam festas e eventos são o principal público-alvo para empresas de terceirização de mão de obra para eventos, portanto se faz necessário conhecer essas organizações, como elas trabalham, quais suas exigências, o que elas buscam quando o assunto é serviço de mão de obra, quais os requisitos de qualidade que essas empresas exigem e quais suas maiores necessidades.

Investimentos para terceirização de mão de obra para eventos

empresa de terceirização de mão de obra para eventos investirá em estrutura física, em informatização para melhor realização de atividades administrativas e fiscais, veículos para transportar o pessoal, veículo para atividades operacionais e administrativa, contratação de cursos para qualificação do pessoal, custos e despesas administrativas com divulgação, contratos e formalização da empresa.

Divulgação da empresa de terceirização de mão de obra para eventos

A divulgação é uma etapa super importante para a empresa que pretende dar continuidade aos seus serviços de forma sólida e para as empresas de terceirização de mão de obra para eventosnão é diferente. Para isso deverá prestar seus serviços com qualidade, pois dessa forma haverá propaganda boca a boca e, além disso, poderá ser interessante também que invista em uma divulgação que requer baixo investimento e bons resultados, que é a divulgação por meio de recursos como o taxidoor, logomarca nos veículos funcionais, busdoor, parede externa pintada, fachadas, placas de divulgação, etc.
Outra forma de divulgar os serviços de terceirização de mão de obra para eventos é participar de diretórios coletivos na internet que divulgam serviços voltados para festas.

Com certeza você já ouviu falar de promotor de eventos, uma das profissões autônomas que mais cresce do mercado. Não é preciso ser uma empresa, apenas um profissional bom em organizar um evento particular ou empresarial que com certeza vai ter mercado para ele.Vamos neste artigo te dar dicas de como ser umpromotor de eventos e como é atuar neste ramo de empreendimento.

O que é um promotor de eventos?

Um promotor de eventos é o profissional que cuida desde a produção dos convites e organização do espaço da festa à contratação dos manobristas do estacionamento e dos garçons do buffet. Ele é o profissional que faz qualquer evento acontecer, pois trata das atrações musicais, brindes, cenografia, performances teatrais e tudo o que o cliente desejar e da forma que ele quiser.
Este profissional deve ter a capacidade e os contatos necessários para organizar um evento sozinho. Como? Por meio de contatos de sua agenda. A ideia do profissional que atua nesta área é que ele possa aliviar a carga de trabalho de organizar um evento completamente, pois assim irá ajudar empresas e famílias que querem uma festa mas não possuem tempo para dispender organizando todos os detalhes.
De certa forma este é o profissional pago para resolver problemas. Uma vez que o dono da festa tenha acertado o contrato, o próximo passo é detalhar os pontos da festa para que o promotor de eventos possa se encarregar para que tudo funcione. Por isso, este profissional tem ganhado mais espaço no mercado. A concorrência é forte, mas o mercado ainda supre muitos profissionais que quiserem entrar por este ramo.

Que tipo de festa precisa de um promotor de eventos?

Em teoria todas, na prática apenas as maiores festas. Em relação aos temas, todos os tipos defestas podem contar com um promotor de eventos como casamento, 15 anos, aniversários, confraternização da empresa, lançamentos de produto. Quanto maior o porte do evento, mais necessária é a presença de um promotor de eventos.
A sua maior carta de clientes como promotor de eventos, entretanto, vai ser o meio empresarial, principalmente quando se trata de festas de empresa com muitas filiais. É preciso sempre um tema, organização e contratação de banda e esse será seu foco, em criar um bom evento e assim também aumentar a sua carta de clientes.
O promotor de eventos é um dos profissionais que mais trabalha em uma festa. Ele vai estar lá até o último momento do evento, quando tudo vai dar certo e ele vai resolver problemas como obuffet que atrasou, banda que teve problemas com os instrumentos. Por isso é importante uma boa quantidade de contatos e parcerias, pois você pode precisar para eventualidades na hora da festa. Afinal, não é sua culpa se a banda da festa está presa em um engarrafamento na hora do evento, não é mesmo? É importante sempre estar prevenido para determinadas eventualidades e ter um contato para suprir.

Como trabalhar como promotor de eventos

Existem duas formas de atuar neste mercado: sozinho cou com uma agência de organização de eventos. Com um bom nome e eficiência no mercado, as duas formas são bem lucrativas. Para começar, você não precisa mais do que um telefone, um computador e uma boa rede de fornecedores que são seus contatos. Tenha sempre em mãos parceiros em equipamento de som, buffet, bebidas,  mesas e cadeiras para aluguel e outros espaços semelhantes.
A boa notícia é que este tipo de novo negócio exige pouca experiência no ramo e quase nenhum dinheiro para investir. Você pode começar simplesmente com um cartão de visitas e investimento em se tornar conhecido no mercado. Comece conversando com amigos e parentes sobre o seu ramo de empreendimento e invista posteriormente em uma maior estrutura, mas de começo pode ser boca a boca mesmo.
Quem começar agora no ramo, dificilmente vai vender os serviços diretamente para as grandes operadoras então detenha-se em prestar o serviço para pessoas físicas ou pequenos estabelecimentos, se você atuar sozinho. Mas seja organizado: tenha um contrato em mãos e uma agenda para marcar todos os compromissos e já vai sair na frente de muita gente.

Como divulgar seu serviço de promotor de eventos

A dica mais básica é divulgar com cartão de visita e usar contatos de amigos. Em seguida, comece com um blog gratuito mesmo, simples e apenas oferecendo o serviço. Entretanto, use o seu blog gratuito e um email para mandar notícias para seus contatos como galeria de imagens, informando com fotos festas já realizadas, simples e prático. Você não paga nada, está na Internet e ainda conseguirá mais clientes por meio de busca online. Se quiser profissionalizar ainda mais o empreendimento, compre um domínio por R$ 40 anuais e faça um site em formato gratuito mas com cara de site comercial.
Faça anúncios online grátis, são simples e um investimento barato, já que são de graça. Você está divulgando um serviço e anúncios online gratuitos funcionam muito bem. No seu anúncio, basta conter a cidade na qual você presta serviços e o telefone, e este jamais deve estar desligado. Tem algo pior que um profissional que não tem escritório, atende como liberal e não atende o celular? Este vai ser seu principal veículo de comunicação e precisa ter um plano pós pago para funcionar bem.

Quanto custas contratar um promotor de eventos?

Depende muito do tipo de evento e do trabalho despendido. Na maioria das vezes, uma festa como casamento envolve em média R$ 800 de custo com este profissional,  muito bem recompensados quando tudo está perfeito. O valor aumenta conforme a complexidade do evento e o tempo de duração do mesmo, tudo sob contrato assinado por ambas as partes.

http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-ser-um-promotor-de-eventos/

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