terça-feira, 5 de agosto de 2014

Garçons de buffet e suas múltiplas jornadas nos bastidores de um evento.


Um casal de noivos ou seja quem contrata  um buffet para seu evento não sabe dos bastidores por trás.


Um Garçom de eventos desses que tem um buffet para organizar o evento tem múltiplas jornadas, acorda as 05 da manha pega o ônibus geralmente fretado pelo próprio buffet , segue ate o local do evento as vezes em outras cidades bem distante da sua, e se prepara para a árdua tarefa de mais de 26 horas de trabalho inite ruptos, 



 1-descarrega um caminha com toda a material , toda a cozinha , a comida toda a bebida do bar, e toda o restante estrutural da festa, mesas e cadeiras .etc...



2- limpeza higiene e esterilização de todo o material um por um , tipo copo , talheres e peças da prataria...


 3- montagem do salão da festa .( carregar todas as messas, cadeiras , toalhas alinhar tudo conforme um lay-out da cerimonialista) deixando tudo como mostra a foto acima..)







isso tudo numa correria, e por volta de umas 2 horas antes do inicia do evento estamos todos tomando banho e se vestindo para a festa muitas vezes sem um repouso.

4- hora de servir, por um periodo quase nunca inferior a 5 horas de festa rolando.



5- servindo durante toda a noite com o coro a alma e os pes calejados seguimos servindo e sorrindo para logo em seguida apos o termino da festa, volta para limpar novamente todo o material organizar guardar e carregar o caminhão apos um longa e cansativa rotina as 05, 06 ate algumas vezes 08 horas da manha  e seguir viagem de volta para casa para ganhar o que hoje alguns poucos buffet como o BUFFET ANCONA ta pagando por garçom R$ 80,00 (oitenta reais ) pasmem quem quiser. mais na regiao tem buffet que tam pagando de 180,00 a 200,00 reais alguns buffet o garçom nao descarrega caminha , o que os buffets trazem seus carregadores.

Em quase 10 anos de eventos todo fim de semana , uma vez eu vi e uma humilde e gentil noiva seguir ate os bastidores e agradecer pessoalmente a cada um de todos que contribuirão para um evento único em sua vida.

muitos deses garçom vivem somente desses tipos de serviços durantes anos se mantem sem vinculo empregatício.O trabalho somente em finais de semana e muitas semans durante toda a semana , desde que habitual, está inserido na atividade principal da empresa não é eventual, traduzindo somente a sazonalidade da atividade econômica, absolutamente previsível pelo empresário. Vínculo reconhecido,O trabalho prestado durante 2 dias fixos por semana, mediante remuneração mensal também fixa, revela a presença do elemento «continuidade» a caracterizar o vínculo pretendido (CLT, art. 3º). O comparecimento apenas dois ou três dias na semana não é óbice ao reconhecimento da relação de emprego, desde que a forma de trabalho evidencie a continuidade da prestação dos serviços, como ocorreu na hipótese.

vida de garçom de buffet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário