segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A arte de ser um cerimonialista



Você é super organizada e metódica, vive em meio a listas e pastas cuidadosamente catalogadas, organiza seu armário de roupas e até o de sapatos por cores, os títulos de DVD em ordem alfabética e nem seu marido escapa da sua catalogação?
Você amou organizar o seu casamento (ou o de uma amiga) e agora que o grande dia passou, você acredita que tem boas referências no mercado e sofre por não ter mais atividades previstas na área? Você sempre é responsável pela organização das festas da família?

As características acima citadas são um bom início para uma cerimonialista ou assessora, mas veja bem, eu disse: “início”. Após o encantamento inicial com a profissão é preciso encarar a realidade e, principalmente, se preparar para ela.
Eu, como enfermeira graduada e ex noiva que se tornou assessora, posso falar com propriedade sobre o assunto. A profissão me encantou, me tomou por inteiro e eu a abracei com toda a minha alma. Entretanto, como para ser médico não basta apenas vocação, para ser uma boa cerimonialista a boa vontade e o talento não são suficientes. É preciso muito estudo, muitas horas de dedicação exclusiva, muito trabalho, muita experiência.
Antes de se aventurar em seu próprio negócio você precisará investir em 2 pilares:
Formação e experiência. Invista em sua formação na área de eventos, de gestão, de marketing e de relacionamento. Como qualquer outro profissional, você precisará estudar pelo resto de sua vida. O investimento em cursos e dicas para quem quer ser assessora de casamento têm retorno certos e devem fazer parte do planejamento financeiro da sua empresa antes mesmo dela nascer.
Após fazer bons cursos, uma ótima maneira de começar é trabalhando em empresas reconhecidas na área de casamento. A educação aliada à experiência prática são as bases de uma carreira sólida. Somente na prática você terá oportunidade de testar e lapidar seus conhecimentos e talentos e melhorar seus pontos não tão fortes.

Nesse período as dificuldades vão surgir e serão muitas. Lembre-se sempre que caso você tenha habilidade para vencê-las você é um forte candidato para o empreendedorismo. Não se assuste com os imprevistos, que são inúmeros na área de eventos, aprenda a resolvê-los. Aprimore suas capacidades técnicas e relacionais, vista a camisa da empresa na qual você trabalha.
Enquanto isso, elabore um bom plano de negócios, definindo o nicho de atuação da sua empresa, suas metas a curto, médio e longo prazo e os valores da organização. Assim, quando chegar a hora você já terá o esqueleto do seu negócio pronto.
Quando for se desligar do seu emprego, lembre-se de que a honestidade e a ética não são esquecidas no mercado e que um bom profissional é sempre lembrado, não importa aonde ele esteja.
Essa caminhada é necessária para que você não faça como muitos no mercado que vendem o que não podem entregar. Ou seja, vendem um serviço que não sabem executar, são amadores. Alguns até estão a caminho da profissionalização, mas ainda precisam aprender muito antes de se aventurar na área. As consequências do amadorismo podem ser tristes e muito sérias, tanto para o profissional que tem seu nome descredibilizado e poderá, inclusive, responder judicialmente por seus atos, quanto para o cliente que pode ser lesado e ver o sonho da festa perfeita ir por água abaixo.
Pesquise e converse com outros cerimonialistas de casamento, entenda qual é realmente opapel de uma cerimonialista e o papel de uma assessora de casamentos. Percorrer todos esses passos requer trabalho duro e parece difícil, mas é prazeroso e certamente te levará ao sucesso. Seja um profissional de excelência e não faltarão clientes (satisfeitas!) para você!


Não é a toa que Roberto Cohen é um dos cerimonialistas mais cogitados do Brasil e muito conhecido por ser o cerimonialista das celebridades. Eu ouso dizer que, para ele, todas as noivas são celebridades em um momento único de suas vidas! Parabéns pela pessoa incrível que você é Roberto, foi um grande prazer fazer essa entrevista! Vale a pena conferir as dicas!!
O cerimonial tem que ser um “arquiteto” do evento, otimizando o tempo dos noivos. Tem que haver uma relação de confiança entre a noiva e o profissional, pois contratar com insegurança é melhor não contratar! 


1º – Em primeiro lugar, o cerimonialista tem que conhecer bem os noivos, saber o estilo e qual a verdadeira situação do casal, ser sincero e ter cuidado para não oferecer coisas que estejam inatingíveis a eles. O profissional não deve mostrar o céu, a lua e as estrelas e depois dizer a eles que só podem ter um pedacinho da terra. É muito desgastante para a noiva.
2º – Não oferecer coisas demais, pois isso confunde a noiva, e para ela fazer cortes tanto no orçamento quanto em ideias, pode gerar frustrações. Mesmo que aquilo não vá fazer falta, mas se ela havia idealizado e criado uma expectativa, tirar qualquer coisa no final com certeza gerará um grande stress.
3ª – Procurar fazer um cronograma, para que no máximo 30 dias antes do casamento, a noiva não tenha nada mais para fazer, a não ser, as provas de cabelo, maquiagem, vestido e a confirmação de presença que ainda faltar.
4ª – Evitar falar mal de outros profissionais. É melhor dizer que não conhece o trabalho e que prefere não indicar, a não ser, é claro, que o profissional tenha cometido um erro grave que o desabone, como não aparecer a um evento ou não cumprir o que prometeu em contrato, mas pense que ele pode até ser um parente da noiva e é ruim o profissional falar mal. É melhor dizer que nunca trabalhou com a pessoa.
5ª – Procurar dar opções para as noivas. Dê ao menos três opções de cada categoria. Em reunião, por exemplo, mostrar vídeos de três filmadores; fotos de três fotógrafos; marcar um dia e reunir mais ou menos 4 ou 5 doceiras para ela experimentar. O cerimonial deve resumir o tempo e o trabalho do casal, e não mandar a noiva sair pela cidade procurando tudo, e em cada reunião ele deve ir sentindo o perfil e o estilo que os noivos têm. 
6ª – Abrir os orçamentos para os clientes, e não dizer apenas “esse custa tanto”. Detalhe o orçamento para o casal entender o porquê que custa isso ou aquilo, mostre o que cada profissional tem e os seus diferenciais.
7ª – Ser mais técnico e dizer à noiva realmente a verdade, dar mais paz e tranquilidade para ela. Deixe a parte “romântica” e sentimentalista do casamento para os familiares e amigos.
8ª – Deve conhecer e saber opinar sobre tudo. Por exemplo, em relação ao vestido: é saber indicar o estilista que é clássico, contemporâneo ou o arrojado, o estilista que é bom para a noiva, o que é bom para a mãe da noiva, o que atenderá as duas (quando querem escolher juntas).
9ª – Nunca deixe que a noiva cometa uma equívoco operacional, que possa comprometer o sucesso do evento. Exemplos: contratar um buffet para 200 pessoas e convidar 300, “e seja o que Deus quiser”; deixar de contratar pessoas para limpar os toilets e a pista de dança (caso alguém quebre alguma taça); montar a mesa de doce com apenas três doces por pessoa. “Esses erros eu jamais deixo cometer”. Não é dizer não, é orientar a melhor forma de fazer dentro do gosto e do orçamento dela.
10ª – Fazer bem a confirmação de presença dos convidados, pois ela envolve muito mais do que o buffet, envolve a quantidade de guardanapos, de mesas, cadeiras, de doces, de lembrancinhas, etc. Errar ou não fazer a confirmação de presença pode fazer a noiva gastar muito mais que o necessário.
Não importa se o contrato foi fechado por um valor baixo ou alto, você tem que fazer um trabalho com excelência. Lembrando que o casamento é um grande investimento emocional e financeiro e pode causar um trauma irreparável. O sonho do casamento só dura um dia e esse dia tem que ser o mais feliz e memorável de sua vida.

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